O que é um certificado digital e como conseguir um?

Você já ouvir falar em certificado digital?

Existem várias formas de se garantir a autenticidade de um documento hoje em dia, que pode ser feito mesmo de maneira remota (pela internet / meio eletrônicos). Todavia, precisamos de segurança e confiabilidade no processo para termos certeza de que tudo está correndo como deveria. Para tanto, utilizamos um certificado digital, que garante a autoria do signatário. Mas ai vem a pergunta: “O que é esse certificado digital afinal?”

Dentro do espectro da assinatura eletrônica, separei os 7 principais pontos que todos (pacientes e profissionais da saúde) devem saber para alicerçar sua entrada no mundo da “saúde digital”.

  1. Assinatura “digital” x Assinatura eletrônica
  2. O que é um certificado digital e como conseguir um?
  3. Quem pode ter um certificado digital? É só para médicos?
  4. Formas de assinar eletronicamente um documento (Nuvem X Token – vantagens e desvantagens)
  5. Dispensação de medicações na farmácia
  6. Como validar um documento assinado eletronicamente?
  7. Prontuário Eletrônico (benefícios e validade jurídica)

 

Nesse post vamos discutir o tópico 2:

O que é um certificado digital e como conseguir um?

O Certificado Digital é uma tecnologia avançada de autenticação que deve seguir o padrão ICP-Brasil e ser emitido por uma Autoridade Certificadora licenciada pelo Instituto de Tecnologia da Informação (ITI).

CONCEITOS IMPORTANTES

ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas)

ICP-Brasil é a Infraestrutura de Chaves Públicas no Brasil, ou seja um conjunto de entidades (máquinas, pessoas, servidores etc.), políticas (conjunto de normas e práticas que regem uma ICP), mecanismos criptográficos e técnicas de gestão.  Pode ser entendida como uma cadeia hierárquica de confiança, que possibilita a emissão de certificados digitais para a identificação virtual de um cidadão.

Autoridades Certificadoras

As Autoridades Certificadoras (ACs) são responsáveis por gerenciar o ciclo de vida dos certificados digitais, controlando os processos de solicitação, emissão e revogação dos mesmos. A Autoridade Certificadora “principal” ou “central” é conhecida como AC raiz, a qual tem AC intermediárias para facilitar o crescimento da estrutura e das possibilidades de atuação.

Autoridades de Registro

À Autoridade de Registro (AR) cabe a tarefa de verificar o conteúdo de requisições de certificados.

Repositório

O Repositório de Certificados Digitais tem como objetivo publicar os certificados digitais e as listas de certificados revogados emitidos por uma ou mais ACs.

Para conhecer mais sobre a assinatura eletrônica, assista à live feita em 25/01/2022 com a participação de Dr. Marco Araújo (médico e desenvolvedor web) e Leandro Gatti (Soluti) ou leia mais no blog da Soluti.

Últimas postagens